quinta-feira, 25 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Síntese do texto:
ENSINO E AVALIAÇÃO: UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Ilma Passos Alencastro Veiga

Se a aprendizagem é vista como o resultado do processo de ensino, consequentemente, a avaliação é parte integrante desse processo. A vinculação da avaliação com a atual organização do trabalho pedagógico significa concebê-la como um dos elementos constitutivos do processo de ensino fundamentado na lógica do controle técnico e da fragmentação. Nesse sentido, ela é um poderoso instrumento nas mãos do professor para selecionar, rotular, classificar e controlar. Essa concepção é bem ilustra- da no texto a seguir:
Na escola, aprende-se a estar constantemente preparado para ser medido, classificado e rotulado; a aceitar que todas as nossas ações e omissões sejam suscetíveis de serem incorporadas a nosso registro pessoal; a aceitar ser objeto de avaliação e inclusive desejá-Io. (Enguita 1989, p. 203)
Repensar qualquer um dos aspectos que envolvem a avaliação ( concepção, modalidades, funções, instrumentos etc. ) exige uma reflexão da escola como um todo e suas relações com o contexto social mais amplo.
E, para concluir, vale acrescentar que cabe a nós, educadores, buscar uma avaliação que contribua efetivamente para a formação integral do educando e possibilite sua participação na sociedade com direito à cidadania.
As práticas avaliativas no âmbito de um projeto político-pedagógico da escola voltado para a emancipação humana assumem o seu verdadeiro papel de instrumento diagnóstico para o crescimento. Nesse sentido elas contribuirão para a redução das altas taxas de evasão e repetência nas escolas.
Considerando a avaliação dessa forma, é possível enfatizar dois pontos fundamentais. Primeiro, a avaliação é um processo dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao projeto político-pedagógico. Segundo, ela imprime uma direção às ações dos professores e dos alunos.

 

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