SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A formação e os saberes dos professores são temas afins, amplamente discutidos nas esferas acadêmicas e governamentais, já que se compreende cada vez mais a importância do educador para a formação de sujeitos participantes de um mundo globalizado e exigente. As pesquisas sobre este tema apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais, considerando que em sua trajetória, o professor constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais. De acordo com o texto, o professor deve se apropriar dos diferentes saberes (técnico, pedagógico e experimental) para sua pártica docente. O que sempre ocorreu, e ainda ocorre, é uma separação desses saberes. De acordo com o autor, o professor ideial, deveria ser alguém conhecedor de sua disciplina e seu programa, além de possuir certos conhecimentos relativos às ciências da educação e à pedagogia e desenvolver um saber prático baseado em sua experiência cotidiana com os alunos.
A articulação entre a prática docente e os saberes, fazem dos professores um grupo social e profissional cuja existência depende de sua capacidade de dominar, integrar e mobilizar tais saberes enquanto condições para sua prática.
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